quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Uma Excursão ao Soajo em 1882


Uma Excursão ao Soajo em 1882

José Leite Vasconcelos e Francisco Martins Sarmento
Edição Sociedade Martins Sarmento
78 Págs.

Uma Excursão ao Soajo em 1882, da autoria de José Leite de Vasconcelos e de Francisco Martins Sarmento, é o primeiro volume da colecção de minimis editado pela sociedade Martins Sarmento,
O livro é composto por notas de viagem colhidas por Leite de Vasconcelos e Francisco Martins Sarmento numa excursão ao Soajo, em Setembro de 1882. O texto de Leite de Vasconcelos, com o título Uma excursão ao Soajo – Notas numa carteira, foi inicialmente publicado em 1882, na Tipografia do Tirocínio, em Barcelos, num opúsculo que teve uma tiragem de apenas 30 exemplares. As notas de Martins Sarmento são retiradas dos seus cadernos Antiqua, onde deixou o registo minucioso de três décadas de explorações arqueológicas e etnográficas.
Francisco Martins Sarmento (1833-1899) e José Leite de Vasconcelos (1858-1941) são duas figuras marcantes da cultura portuguesa que se cruzaram ao longo do último quartel do século XIX. Os primeiros contactos entre ambos ocorreram em finais de 1879, numa altura em que José Leite, com 21 anos, era ainda um jovem estudante a dar os primeiros passos nas coisas da etnografia e da arqueologia, e em que Sarmento era um arqueólogo respeitado que, por força das suas explorações na Citânia de Briteiros, colhera significativo reconhecimento internacional.

Texto retirado do blog memórias de araduca.

0 comentários:

Enviar um comentário

| Top ↑ |