segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

César, A Vida de um Colosso


César A Vida de um Colosso

Adrian Goldsworthy
Edição Esfera dos Livros
748 Págs.


Caio Júlio César contínua a ser o romano mais famoso que alguma vez viveu. Carismático líder de homens, sedutor nato de mulheres, era um homem culto, um político brilhante e um génio militar, tendo saído vitorioso de algumas das batalhas mais espectaculares da História. Júlio César morreu aos 56 anos, depois de ter sido nomeado ditador vitalício, assassinado por um grupo de senadores que pretendia defender a República.

Nesta biografia completa e definitiva, o prestigiado historiador Adrian Goldsworthy coloca César no seu tempo e na vasta tela do Mundo Mediterrânico no qual viveu, descrevendo a rica e turbulenta sociedade da época. Uma biografia empolgante do político, do general e do homem

Crítica do semanário Expresso:

General, líder político, conquistador (de homens e mulheres), escritor, Caio Júlio César é um daqueles raros personagens que adquiriram uma dimensão quase absoluta de modelo; curiosamente, uma dimensão com algo de religioso, apesar de o seu portador ter sido essencialmente laico. Embora a linha familiar de César se extinguisse com Nero, os imperadores romanos posteriores continuaram a adoptar a designação de César. Nem mesmo o grande líder que se lhe seguiu, o imperador Augusto, que governou durante 40 anos e criou Roma tal como a conhecemos, ocupa na imaginação colectiva um lugar equivalente. Talvez porque a sua fria crueldade e o seu carácter manipulador não permitissem a humanidade que havia em César, um homem com fraquezas bastante comuns e notoriamente capaz de perdoar os inimigos, para seu mal. Como tantos outros líderes, César perdeu o pai cedo e foi criado por uma mãe extraordinária, que o adorava. Como outros, vinha de uma família aristocrática em decadência. Revelou-se cedo, num famoso episódio com piratas que o tinham raptado. Primeiro lisonjeou-os e seduziu-os, ao mesmo tempo que os insultava; depois matou-os. Iniciada a carreira política, as dívidas acumularam-se até um montante enorme, e só a guerra da Gália o redimiu. O relato dessa campanha, que ele próprio escreveu, foi durante muitos séculos texto obrigatório nas aulas de latim, pela clareza do estilo e a vivacidade do texto. A seguir vieram outras guerras fora de Itália, e depois a guerra civil, que levou à ditadura e ao fim da república - um desfecho que ele próprio previra caso o assassinassem, como de facto aconteceu. Nesta obra extensa mas irresistível, o historiador britânico Adrian Goldsworthy, especialista em assuntos militares, consegue relatar com igual interesse tanto as batalhas na Gália como as intrigas em Roma e os assuntos de cama, em que César era pródigo. E nem lhe falta uma digressão sobre as formas como o seu personagem foi apresentado no teatro, no cinema e em romances. Se acrescentarmos a transparência dos juízos (correctos ou não) e o facto de o livro trazer tudo o que convém - um índice remissivo, uma generosa bibliografia, uma cronologia adequada -, "César" parece uma proposta irrecusável. No bom sentido, note-se.

Luís M. Faria

0 comentários:

Enviar um comentário

| Top ↑ |